quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Caso de Sucusso - Antônio Alberto Saraiva



A história 

Tudo começou em 1973 quando 16 dias depois de inaugurar uma padaria no bairro comercial do Brás, zona leste da cidade de São Paulo, o pai de Antônio Alberto Saraiva foi assassinado durante um assalto. Alberto, um português filho de libaneses, assumiu o negócio, ao mesmo tempo em que continuava a faculdade de medicina. Depois de formado, tomou gosto pelo comércio e foi dono de bar, pizzaria e churrascaria. Em 1988, Paulo Abud, um amigo cozinheiro, deu a dica: faltava uma rede de alimentação rápida baseada na cozinha árabe. Ele havia aprendido com a mãe a preparar pratos típicos e resolveu ingressar neste mercado, acreditando que esfihas, quibes e charutinhos podiam ocupar um espaço maior no gosto dos brasileiros. Para criar a primeira loja do HABIB’S (que significa “amigo” em árabe), empregou US$ 80 mil de suas economias. Sua primeira loja foi aberta no bairro de Alto Pinheiro, em São Paulo, na garagem de sua casa, localizada na Rua Cerro Corá, e inicialmente com apenas dez mesas, onde a clientela foi se formando devido aos preços competitivos, ambiente limpo e agradável, e ao tipo de “comida exótica” para a época. De modo a garantir a variedade do cardápio e não apostar somente em produtos específicos, ele aproveitou sua experiência profissional e incluiu outros produtos mais comuns ao público brasileiro: pizza, pastel e chope. Além disso, ajustou as receitas árabes ao gosto nacional. Assim, o pão sírio ganhou uma versão mais macia e dourada, charutos e abobrinhas recheadas receberam um molho de tomate especial, a esfiha uma massa mais leve, a carne bovina foi instituída em substituição a carne de carneiro e temperos como alho, hortelã e gergelim foram usados com moderação.

A partir do sucesso do empreendimento, alguns sócios se uniram com a meta de abrir novas lojas. A partir deste momento o negócio nunca mais parou de crescer. Os obstáculos foram sendo superados e as metas alcançadas. De uma única loja de especialidades árabes, formou-se em pouco tempo uma rede com forte infra-estrutura focada em vender produtos de qualidade, com bom serviço e preços imbatíveis. Em 1991, uma cozinha central foi montada e recebeu infra-estrutura de ponta, passando a atender todas as lojas da rede 24 horas. A partir daí, toda a produção e distribuição da rede passou a ser centralizada, garantindo assim um maior controle de qualidade.

No ano seguinte, a rede apostou no sistema de franquia e inaugurou a primeira loja franqueada em Santo André, São Paulo. Em 1933, criou uma nova central de produção de pães e discos de pizza e uma sorveteria, ambas dotadas de tecnologia moderna, para suprir a necessidade da rede. No mesmo ano a empresa inaugurou sua nova sede administrativa para dinamizar a operacionalização das lojas e um auditório, dando abertura a uma série de cursos buscando a qualidade total. A rede deu início ao processo de expansão rumo ao interior no ano de 1995. Dois anos depois, inaugurava suas primeiras unidades no Rio de Janeiro e Fortaleza e intensificava sua participação no interior paulista.

A rede comemorou 10 anos de atuação no mercado em 1998 e ultrapassou a marca de 100 lojas no país com a inauguração de unidades na região central do Brasil (Brasília e Goiânia). Em 1999, deu início à campanha “Nosso preço começa com zero”, destacando três produtos que custavam menos de R$ 1,00 (pastel de queijo e de carne, quibe e esfiha de carne e queijo), reforçando o comprometimento do HABIB’S com o consumidor através de uma política de preços baixos. O primeiro mês de campanha conseguiu elevar a venda do pastel em 220% e da esfiha e do quibe em 30%. Ainda neste ano, no mês de abril, a rede mudou suas instalações administrativas para novo endereço. A nova central HABIB’S está localizada em um prédio de 1.700m², onde possui uma cozinha experimental para testes de novos produtos e um auditório.

Saraiva tentou levar seu negócio e sua marca para fora do país, especialmente para os Estados Unidos, mas quando estava quase tudo pronto, acabou tendo de desistir da idéia devido aos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001. Outro empecilho foi o nome e o logotipo do gênio árabe, já que naquela época, a aversão aos árabes cresceu bastante. Mas não baixou a cabeça. Logo depois inaugurou sua primeira loja no exterior, localizada na Cidade do México, onde chegou a ter 8 lojas, depois de vender a operação devido aos números decepcionantes. O ano de 2003 entrou para a história da rede HABIB’S. No ano de comemoração dos 15 anos da marca adotou a rede uma série de iniciativas que só contribuíram para o desenvolvimento da marca. Entre elas, apostou num brinde super exclusivo para seu Kit Habib’s - o Snoopy de pelúcia. O sucesso foi tão grande que o brinde esgotou em poucos dias e uma nova remessa foi providenciada às pressas para atender a procura pelo produto. Em 2006 a rede aumentou seu número de clientes em 3.6%. Outro resultado positivo veio do delivery, que cresceu em 100 mil novos pedidos, ou seja, 3% de crescimento em relação ao ano anterior. Outro destaque foi a abertura do HABIB’S nos Shoppings Ibirapuera e Center Norte, dois dos mais antigos e conhecidos reduto de compras de São Paulo. Nos anos seguintes, o HABIB'S inaugurou inúmeras unidades e cada vez mais se firma como umas das principais redes de alimentação rápida do país. 

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